top of page

Anhangabaú

Até o século XVII as pessoas usavam o rio Anhangabaú para lavar roupas e tomar banho. Em 1822 a região era uma chácara pertencente ao Barão de Itapetininga e ficava às margens desse rio.

 

Em 1877, começou a construção do Viaduto do Chá, e o projeto do engenheiro Alexandre Ferguson de construir 33 prédios de cada lado do vale, para serem alugados, iniciando assim, a urbanização do local. A construção do viaduto gerou a desapropriação das chácaras existentes e em 1892, o Viaduto foi inaugurado. 

 

Em 1910 foi feita a canalização do rio e o local foi jardinado, resultando na formação do Parque do Anhangabaú.

 

O Vale do Anhangabaú ficou famoso na década de 80, por ser o local onde ocorreram as manifestações do movimento "Diretas Já", em 16 de Abril de 1984. Desde de 2004 a região sedia a prefeitura da cidade, localizada no Edifício Matarazzo. 

Viaduto do Chá

Viaduto do Chá

O Viaduto do Chá foi o primeiro viaduto da cidade, localizado no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade. Foi idealizado pelo francês Jules Martins em 1877 e inaugurado em 6 de novembro de 1892. Seu nome derivou do Morro do Chá, que ficava próximo às plantações de chá da Índia.

Rua Líbero Badaró

Rua Líbero Badaró

Denominação é homenagem a Giovanni Battista Libero Badarò, jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil, assassinado na rua, onde residia, por motivos políticos. Também ficou famosa por abrigar o Hotel Carlton. Um Hotel famoso no século XX por hospedar grandes intelectuais modernistas.

Rua São Bento

Rua São Bento

Já foi chamada de "Rua de Martim Afonso Tibiriçá" e "Rua de São Bento". O nome "São Bento" é referência ao Mosteiro de São Bento, localizado no Largo de São Bento, ao final da rua. Em conjunto com as ruas Direita e 15 de Novembro, a Rua São Bento formou o Triângulo paulistano. Centro da vida comercial, intelectual e elegante da São Paulo de finais do século XIX e início do século XX.

Viaduto Santa Ifigênia

Viaduto Santa Ifigênia

A estrutura foi feita pelo arquiteto Giulio Micheli e os engenheiros Giuseppe Chiapori e Mário Tibiriçá, foi totalmente fabricada na Bélgica e tinha o intuito de melhorar o trânsito e a circulação de carros, carruagens e bondes que atravessavam o Vale do Anhangabaú. O viaduto foi construído entre os anos 1910 e 1913 e inaugurado em 26 de julho de 1913, pelo prefeito Raymundo Duprat.

© 2016 por Pedro Lima. Todos os direitos reservados.

  • White Facebook Icon
  • Twitter Clean
  • w-flickr
  • White Instagram Icon
bottom of page